Para quem não tem seguido o blogue de perto nas últimas duas semanas, talvez sejam úteis umas palavras de esclarecimento do que pretendo fazer aqui. Na verdade, estou simplesmente a a escrever notas para um livro e tem sido para mim de grande ajuda escrever de forma aberta ao leitor eventualmente interessado, pois cria um estímulo adicional para manter um ritmo de escrita mais regular e mais coerente e responsável. As notas estão neste momento divididas em dois títulos de posts do blogue, a que irei juntar outros dois, a saber:
1) Para uma Tipologia das Revoluções em Portugal desde 1820 (trata das questões internas que enquadram o ensaio de resposta à a principal pergunta do livro
2) Portugal: a Construção de um País (trata.se do título provisório do livro), que procura responder à questão da formação do Estado portugês e sua duração no período pós medieval, seguindo directamente o caminho desbravado por Mattoso, cujo livro se homenageia no título.
3 )Diversos
E, a acrescentar
4)Questões bibliográficas e historiográficas (um assunto muito importante que depois será integrado no texto do livro mas que por facilidade de manterá separado nestas notas)
5)Elementos autobiográficos (que procuram ajudar a perceber como cheguei a este exercício de escrita deste livro)
Comments
You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.