Avivar memórias
A hora

Política e inteligência

Embora nos começos seja obrigatório dizer que todas as perguntas são boas, a partir de um certo nível e sobretudo quando se trata de assuntos sérios, já se pode falar de perguntas mais ou menos inteligentes. Ora, uma pergunta a que se possa responder: "se o meu tio tivesse rodas era uma camioneta", não é, por definição, uma pergunta inteligente. A pergunta que logo vai dar o mote a um programa de televisão leva, precisamente, a uma resposta do tipo "rodas". É uma pergunta sem prova, de resposta impossível, implica um cenário alternativo impossível de montar. Não é inteligente. Ora, as perguntas não-inteligentes ou são feitas por pessoas pouco inteligentes ou têm outros propósitos. Por exemplo, eleitorais. Ao partir da dita pergunta, o programa está desde logo ensombrado por esse dilema. Pois e o que dizer mais? Nesta altura e no contexto em que vivemos, de derrota do PM num debate, não é arriscado afirmar que o programa foi montado por motivos eleitorais, e por simpatizantes de quem fez inicialmente a pergunta. Quem participar nele, mesmo que não comungue dos mesmo motivos, tem o ónus de ir falar sob uma pergunta marcada. Tanta coisa para dizer que logo o país vai ficar mais pobre. Espera-se que esse logo passe depressa para a História. Bem, ainda há a esperança de que pelo menos um dos intervenientes vire o bico ao prego. Mas duvido que tenha força, pois estas armadilhas - eleitorais - costumam ser muito bem montadas. Tenho pena, francamente.

PS: Só vi o programa até às 23h05 e a mão foi emendada, a começar pelo texto de apresentação, continuando com as intervenções desinteressadas. Assim, vale a pena. 

Comments

Feed You can follow this conversation by subscribing to the comment feed for this post.

Verify your Comment

Previewing your Comment

This is only a preview. Your comment has not yet been posted.

Working...
Your comment could not be posted. Error type:
Your comment has been posted. Post another comment

The letters and numbers you entered did not match the image. Please try again.

As a final step before posting your comment, enter the letters and numbers you see in the image below. This prevents automated programs from posting comments.

Having trouble reading this image? View an alternate.

Working...

Post a comment

Your Information

(Name is required. Email address will not be displayed with the comment.)